top of page
Hanagá
A Hanagá consiste no grupo de madrichim responsável por centralizar e representar a Colônia nos diferentes âmbitos do universo tnuatí. É composta por um representante de cada frente (vaadot) da Colônia, que é eleito na Peilônia (nosso marco decisório semestral).
A primeira Hanagá da Colônia surgiu em 2008, nascendo da demanda de organizar e dar continuidade à estrutura da tnuá, facilitando também a comunicação interna e externa. Na época, os atuais Roshim de cada frente eram chamados de "cabeças", tendo a função de, como o próprio nome diz, encabeçar os processos da tnuá.
Conheça as frentes:
Mazkirut: responsável por centralizar a representação da Colônia da CIP nos âmbitos interno e externo da tnuá, além de cuidar da comunicação em geral.

Guizbarut: responsável pela organização logística e financeira da Colônia da CIP.
Pnim: responsável pelos processos de ressignificação interna da tnuá, ou seja, sua ideologia e suas práticas.
Chinuch: responsável pelos processos educativos;
Ksharim: responsável por garantir que o madrich, dentro da sua individualidade, esteja confortável com o grupo de madrichim estando atento às relações inter e intrapessoais.
Hanagá 2025.1:
Mazkirá: Luli Halpern
Guizbar: Guga Rabinovitz
Rosh Chinuch: Lipe Muro
Rosh Ksharim: Gui Bergestein
Rosh Pnim: Daniel Tchay
A Colônia conta com uma peilut extensa, tendo cerca de 60 madrichim ativos. Estes estão divididos em tafkidim (funções) dentro da tnuá. Confira abaixo quais são:
A Colônia conta com uma peilut extensa, tendo cerca de 60 madrichim ativos. Estes estão divididos em tafkidim (funções) dentro da tnuá. Confira abaixo quais são:

Vaadot
As vaadot são grupos de madrichim eleitos, centralizados pelos Roshim e Roshot, responsáveis por atuar e desenvolver suas respectivas frentes dentro da Colônia.
Mokdim
Mokdim são grupos de madrichim que se reúnem para trabalhar determinado objetivo em comum. Tal objetivo surge a partir de uma demanda da Colônia, levantada pela própria peilut.
Os mokdim de 2025.1 são:
Frente Mazkirut:
Moked Tikshoret: encarregado pela comunicação através das mídias sociais: cuida do Instagram, Facebook, Youtube, TikTok e Site. Elabora as divulgações e conteúdos da tnuá.
Prospecção de Chanichim: responsável por captar novos chanichim e pensar em formas de divulgar a Colônia em diferentes âmbitos, centralizando ligações e peulot em escolas judaicas.
Moked Lehakat: centraliza os ensaios das danças da Colônia e cuida dos processos de inscrição em eventos como o Festival Carmel.
Moked Intertnuot: No primeiro semestre do ano, a Colônia participa do Intertnuot, um campeonato de habilidades esportivas e intelectuais entre as tnuot de São Paulo, que acontece durante 2 dias. Esse evento é organizado pelo Conselho Junevil das tnuot de SP. Na Colônia, criamos um moked específico para isso, no qual centralizamos as funções internas de organização desse evento.
Vaadat Zehut: tem como missão repensar a identidade da Colônia e aproximá-la ao máximo do que o nosso movimento é nos tempos atuais.
Frente Guizbarut:
Moked Produtos: encarregado de desenvolver produtos da Colônia, como as blusas e casacos utilizados pelos madrichim nas temporadas, brindes e outros.
Moked Bait: acompanha as demandas da Casa de Campos e da CAJU (Casa da Juventude da CIP). Realiza um inventário antes das temporadas, para conferir tudo que deve ser reparado ou comprado antes das machanot.
Moked BuroDrive: Uma parceria de Burocracias e drive. Sendo assim, localiza documentos antigos importantes para a nossa tnuá e trabalha para organizar os nossos espaços colaborativos virtuais; e revisa burocracias internas da nossa tnuá, discutindo o que ainda está em uso e o que não está e repensando as nossas práticas em marcos.
Moked Arrecadação: responsável pela arrecadação financeira em prol de melhorias para a nossa tnuá e outros projetos do semestre.
Frente Chinuch:
Moked Laomek: encarregado por promover capacitações chinuchi para a peilut.
Moked Tradições: revisita as nossas peulot tradicionais de modo a adaptá-las aos tempos atuais e criar novas.
Moked Diversidade: traz capacitações sobre a pauta da diversidade para a peilut e pensa em práticas mais inclusivas para a nossa tnuá.
Vaadat Tochnit: foco na Tochnit Educativa, que é usada de base na preparação das temporadas.
Frente Ksharim:
Moked Kef: encarregado por trazer dinâmicas descontraídas visando à integração dos madrichim, de modo a unir a peilut.
Moked Shloshugos: cuida da relação entre Teshugos e seus Shloshugos, madrichim designados para acompanhar os seus processos mais de perto e inseri-los na peilut.
Frente Pnim:
A frente pnim é composta por três blocos que representam três de nossos pilares ideológicos: o Sionismo, o Judaísmo e o Ticun Olam. O objetivo dos blocos é ativar a ideologia da tnuá, a partir de práticas, capacitações, documentos ideológicos etc. Também cabe a Pnim a relação com o Moked Netzer, composto por madrichim que discutem sobre a nossa filiação com o Netzer Olami, movimento judaico juvenil mundial ao qual somos filiados. Está, ainda, dentro da frente o moked Política, responsável pelos posicionamentos da Colônia e por puxar debates dentro da peilut.
bottom of page